12/12/2025
NOSSA SENHORA DE GUARDALUPE
A história de Santa de Guadalupe (Nossa Senhora de Guadalupe) é um relato de fé e milagres que se iniciou em 1531, quando a Virgem Maria apareceu ao indígena mexicano Juan Diego no Monte Tepeyac. Ela pediu para que ele pedisse a construção de um templo em seu nome. Como prova para o bispo desconfiado, Nossa Senhora o instruiu a colher rosas que floresçam milagrosamente fora de época no Monte Tepeyac e as colocou em seu manto, a tilma. Ao abrir o manto na frente do bispo, a imagem da Virgem foi impressa milagrosamente no tecido, um evento que levou à conversão de milhões de indígenas ao cristianismo.
As aparições: As aparições ocorreram entre 9 e 12 de dezembro de 1531, em um período de grande tensão cultural e religiosa no México, após a conquista espanhola.
A mensagem: Nossa Senhora pediu que um santuário fosse construído no local para que ela pudesse demonstrar seu amor e compaixão a todos, incluindo os indígenas.
O sinal: A prova para o bispo foi a imagem milagrosamente impressa na tilma de Juan Diego, que é um tecido de fibra de agave preservado até hoje.
O significado: A Virgem de Guadalupe tornou-se a Padroeira do México e de toda a América, um símbolo de fé e unidade que uniu povos e culturas. A imagem contém muitos símbolos que foram compreendidos tanto pelos indígenas quanto pelos espanhóis, demonstrando superioridade sobre as divindades astecas e, ao mesmo tempo, comunicando a mensagem do cristianismo.
Oração
Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Mãe das Américas! Tu que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores"
NOSSA SENHORA DE GUARDALUPE ROGAI POR NÓS
Comentários (0)